Mas, o que é o cateter Port-A-Cath?
Bem, o cateter Port-A-Cath é uma ferramenta importante no tratamento para pacientes em quimioterapia, pois uma vez implantado, facilita a administração de medicamentos na corrente sanguínea durante o tratamento, o que é bastante é util para mim por conta da fragilidade das minhas veias.
Mas, como é colocado? Em dezembro de 2020, quando eu havia sido internada para fazer a tal cirurgia…no centro cirúrgico, recebi anestesia local e mais ou menos após 1 hora lá estava implantado o Port-A-Cath.
O port-a-cath é um dispositivo que fica acoplado abaixo da pele e consiste em um reservatório com membrana perfurável e um cateter de silicone. Como é que cabe tudo isso aí…não sei!
Como é que se dá o acesso?
O acesso ao dispositivo é feito por meio de punção na pele sobre o port com agulha específica que penetra o septo sem cortá-lo, esse procedimento deve ser realizado por um enfermeiro treinado e capacitado, com domínio da técnica.
O outro lado…
Isso tudo é bastante interessante. Mas, tocá-lo…me dá um nervoso…não sei porque, talvez porque eu saiba que aquilo ali não me pertence, talvez por que me dá nersoso abraçar os meus filhos com isso, talvez porque tenho que dormir de barriga para cima. Meu Deus, quantos talvezes..mas enfim uma coisa que deveria ser legal para mim acaba sendo tudo muito estranho. E no dia da quimioterapia? Respira três vezes e na terceira entra a agulha, nesse momento é quando tenho mais nervoso. Mas, nada disso é doloroso, então, porque tudo isso me irrita tanto?