Bem, Adriana… O que falar dela? Eu já admirava antes de conhecer, eu ouvia seu nome pelo meu amigo que na época era estagiário, escutava sobre o trabalho, os projetos e pensava: caramba, que sonho conviver com uma pessoa assim!
E, dessa forma meio cara de pau, eu fui atrás dessa mulher maravilhosa a procura de um estágio. Entre e-mails, encontros e desencontros (quando a gente conseguiu se falar eu recebi a notícia de uma entrevista em uma cama do hospital — tinha acabado de fraturar a perna e colocar 15 parafusos.. meses e meses de bota, muleta) e o meu sonho de estar aprendendo em campo com essa pesquisadora que eu tanto admirava, cada vez mais distante.
Até que, certo dia, fui de muletas em um curso, finalmente conheci Adriana e Renato e sabe o que ela disse?
Assim que você se livrar dessa bota, venha me visitar no escritório!
E lá fui eu — 3 meses depois — mancando ainda, fazendo muitas sessões de fisioterapia — realizar aquele sonho!!!!
E depois disso, lá se foram muitas conversas, muito conhecimento que ela compartilhou comigo, me mostrou o mundo, a Agroecologia, me fez entender meu papel na sociedade, além de tudo, foi mãe, irmã, amiga… Como eram boas aquelas tardes que a gente passava um café, sentava na mesinha redonda e nem via o tempo passar!
Grande incentivadora, me fez perder o medo das apresentações científicas na Embrapa, as viagens eram super divertidas porque a gente sempre se perdia no arco metropolitano! Kkkkk
Os campos em Friburgo? Ela de uma sensibilidade, um coração enorme… Todos os agricultores e agricultoras, conversavam com ela com tamanho respeito, admiração!!!! E eu tinha cada vez mais certeza das minhas escolhas, principalmente porque Deus, o Universo ou seja lá o que for… colocou essa pequena grande mulher na minha vida!!!!!! E Eu só tenho a agradecer por ter te encontrado nessa caminhada… campos de flores, de estradas de chão, pedras, montanhas, buracos, adubos verdes… caminhos em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, que pesquisa, que compartilha, que ensina, que aprende!!!!
Adriana é isso… É amor e doação, é sensibilidade e força!! Te amo!!!!
Maria Clara Estoducto Pinto.
Gente, estou vivendo momentos de muita emoção…lindo seu depoimento…me lembro muito bem de quanto você desejou esse estágio, num primeiro momento não entendia muito bem, mas ao vê-la crescendo e crescendo cada vez mais eu pude perceber que você permitia que tínhamos um papel na sua vida. Você..alçou vôos..se formou…Tornou-se Professora do CEFFA Flores, uma profissional maravilhosa, questionadora, que se coloca nessa vida, fazendo mestrado em agricultuta orgânica…uma militante da Agroecologia…muito, muito linda. Você é o meu orgulho!!!!!