A dura realidade da quimioterapia!

Desde dezembro fazendo quimioterapia para tratar de uma neoplasia de pâncreas.

AdrianaAquino
2 min readMar 7, 2021

A quimioterapia busca impedir o crescimento das células cancerígenas, aplicado por via intravenosa através de um cateter, permitindo que o medicamento seja distribuído por meio da corrente sanguínea. Então, após 4 a 5 horas de permanência na Oncomed, fico mais 2 dias com O infusor eletrônico portátil é um equipamento utilizado para a aplicação de quimioterapia por tempo prolongado.

Tudo isso representa um processo muito custoso para mim, pois são 2 dias sem lavar a cabeça, cuidando do dreno e do infusor.

Mas, o mais difícil é ter uma ideia do qual efeito colateral se apresentará. Na terceira sessão eu tive uma dormência nos pés…e tive que ir correndo para o hospital com suspeita de AVC. Nada disso se apresentou…Mas, fiquei com a recomendação de procurar o meu neurologista por que havia possibilidade de estar, então, tendo um surto da esclerose múltipla. Que, posteriormente, também não se confirmou.

Quarta sessão de quimioterapia…devido a uma baixa da imunidade tive uma semana de febre, foi cruel. Após várias idas ao hospital finalmente fiquei internada por 1 semana tomando antibiótico diretamente na veia. O que eu senti? Sei lá não sei explicar é como se tudo o que viesse é o que tem que ser….ùnica coisa que realmente me aborreceu foi o resultado da tomografia..em que parecia que nada havia mudado, até ter o resultado da tomografia seguinte e de acordo com o Dr Rodrigo, da equipe de cirurgiões, estava tudo dificil de ver, por conta da infecção que eu estava tendo, mas que era possível ver progressos e já me dizia que me operaria em abril..uhuuuuuuu.

Melhor coisa que me aconteceu durante a internação foi ter conhecido a Vivian, que me renovou as esperanças.

Quinta sessão de quimioterapia…essa sessão estou saindo dela agora, pelo menos a sensação muito estranha na minha cabeça. Porque continua, a dormência, nos dedos da mão, na orelha esquerda e, principalmente, nos dedos do pés direito. Está bem difícil até para andar sem cair. Desculpe-me meus amigos queridos..sequer consegui responder a muitos de vocês!

Não sei direito de onde vem a minha força, da minha família, dos amigos, são tão carinhosos e atenciosos…é o que me mantém.

De licença médica até janeiro de 2021…nessa semana que eu entrei para a Comissão permanente de Coleta Seletiva do meu condomínio em Niterói. Hoje acordei às 4h da manhã, inspirada com ideias para o grupo e para no Nosso Manual.

Rumo à sexta e última sessão…próxima sexta-feira.

Meu Deus…que troço ruim. Tipo é bom, mas é ruim.

--

--

AdrianaAquino

Sou bióloga de JF. Fiz mestrado e doutorado em Ciências do Solo, Prof. da UFRRJ e pesq. da Embrapa. Mãe e esposa. Tenho Parkinson e EM e ainda um Câncer! Curada